sábado, 11 de outubro de 2008

Matemática em todas as disciplinas

Linguagens como gráficos, linhas do tempo e estatísticas são importantes demais para que seu aprendizado fique restrito a essa matéria
Revistas, jornais e noticiários de TV fazem amplo uso de valores numéricos, porcentagens, proporções, taxas, índices e gráficos. Os temas das reportagens variam, indo das finanças à previsão do tempo, passando por esporte, trânsito, meio ambiente, política, saúde. O fato mostra quanto o domínio das linguagens matemáticas é uma condição de cidadania que a Educação Básica tem de garantir. E isso só se consegue com um planejamento escolar articulado.
"O ensino de Geografia não será prejudicado se os estudantes aprenderem a calcular o IDH."
Ao aprender as primeiras operações, as crianças já podem ser orientadas a ajudar os pais a comparar preços e a somar os valores dos produtos no carrinho de compras para não ultrapassar a despesa prevista - atitude de consumo responsável. Ao longo das séries iniciais, é possível desenvolver habilidades como medir e estimar quantidades. Nas mais avançadas, cabe o uso de taxas de variação - por exemplo, no cálculo da vazão de uma torneira aberta ou na previsão do consumo mensal de energia de aparelhos domésticos. Sem prejuízo do ensino de conteúdos próprios, as aulas de Matemática são momentos privilegiados para a formação prática, que deve ser completada em atividades nas demais disciplinas. Isso se dá de muitas maneiras: quando os alunos usam mapas em diferentes escalas e analisam dados estatísticos de renda e condições de vida em Geografia; convertem unidades e organizam tabelas e diagramas sobre processos naturais em Ciências; medem um colega para desenhá-lo em proporções reais e usam recursos geométricos para representar perspectivas em Arte; usam linhas de tempo em que uma escala de Anos é zoom de uma escala de séculos em História; registram desempenhos atléticos e dados ergométricos em Educação Física; e produzem textos de ficção com base no gráfico de um saldo bancário pessoal ao longo do ano em Língua Portuguesa. Sem atividades desse tipo, crianças e jovens terão um menor domínio prático dessas linguagens. E isso não se corrige simplesmente com uma proporção maior de aulas de Matemática, especialmente se elas se concentrarem na "gramática". O que fazer, então, para garantir aquelas práticas em toda a grade curricular? É preciso planejar, e o exercício de linguagens matemáticas nas várias disciplinas - mais do que possível, essencial - só ocorre se for previsto no projeto pedagógico, que não pode ser um documento de gaveta. E não fica prejudicado o ensino de Arte ou o de Geografia se os estudantes aprenderem a desenhar a cabeça de um adulto com 1/8 da altura do corpo, a avaliar distâncias em perspectiva comparando triângulos, a reproduzir o trajeto da escola para a casa num guia com escala 1/10.000, tomando 1 centímetro por 100 metros, ou a calcular o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do município em que vivem. Antes que se enciúmem disciplinas colocadas "a serviço" da Matemática, vale lembrar que um bom projeto pedagógico não omite a importância da História no ensino de Arte ou das Ciências no ensino de Geografia - para ficar só em dois exemplos - e vice-versa. Aliás, o que foi dito sobre Matemática vale para Língua Portuguesa, que também se aprende em todas as aulas se os professores fizerem um trabalho coordenado e atento aos avanços da turma.
Luis Carlos de Menezes
Físico e educador da Universidade de São Paulo, tem consciência de que o domínio das linguagens matemáticas é condição de cidadania.

30 comentários:

micheline mendonça disse...

micheline-2°per.
Muito bom o artigo, e só vem p reforçar a idéia de interdisciplinaridade.Ensinar dessa forma fica mais fácil, e torna o aprendizado agradável e lógico.

Rennata Oliveira disse...

achei bem interessante este artigo, mostrando bem a interação das diciplinas.
Parabéns

Davi disse...

Eu acho que todas as disciplinas está presenta nas outras disciplinas, assim como a matemática. Como Micheline disse é a interdisciplinaridade.

lourenço disse...

A interdiciplinaridade e de fundamental importancia para o desenvolvimento e aprendizado de uma pessoa. Tomando como base o estudo da matematica ela nao esta presente apenas nas materias exatas,o seu estudo e de base maior para todas as outras. Essa interaçao entre as diciplinas causa uma inter-relacao e propicia uma melhor interecao do aprendizado, tornando mais facil e agradavel.
Com isso podemos concluir que a interdiciplinaridade e de fundamntal importancia.

cecilia disse...

bom...
eu acho muito justo, ja que a matematica esta presente constantemente em nossas vidas...
o artigo é muito curioso, é bastante interessante a forma como ele trata a interação nas disciplinas.


:D

Daniel Lima disse...

Enxergar os números, a sua razão de ser e suas múltiplas aplicações, em muito contribuirá para o pleno sucesso de nossa profissionalização. Creio que este espaço, nos permitirá um dialogo contextualizado à interdisciplinalidadede da matemática. É de fato uma formidável idéia que, dará mais dinâmica à nossa relação com a aprendizagem em todos os níveis do conhecimento; o mercado nos exige respostas mais rápidas para as questões do mundo moderno e num sentido mais amplo e generalizado que no passado, transpondo as fronteiras tanto da sala de aula como também das disciplinas entre si.
Parabéns ao seu idealizador e a todos nós, pois, certamente nos conduzirá à reflexão de coisas que nos eram invisíveis no passado.
Daniel Lima

Flávia Emanuelly disse...

muito bom,professor.
a matemática esta presente nas nossas vidas diariamente.
Legal a interatividade.

ainoan lima disse...

o assunto abordado é de suma importância para todos nós,como foi dito a matemática está em todo os lugares so que muita gente não sabe esterpretar;pois em tudo também possui a gramática para se se ter melhor compreenção e desenvolvimento no manejo com os os calculos tanto para crianças como para jovens e adultos.foi muito importante,aprendi que devemos ler mais para poder desenvolver o calculo matemático e que oestudo matemático não está somente nas matérias exata,está presente em todos os estudos.

ainoan lima.

Priscila disse...

O texto relata que é muito importante observa-mos que matemática faz parte do nosso dia-a-dia. Ela está em História, química ,física e até no nosso português.Interessante nos aprofundar nessa materia com um vasto campo.

Magno Pato disse...

A matematica existe em todas as areas do conhecimento, esse artigo mostra bem onde a matematica e aplicada em outras disciplinas, onde o raciocinio interagem com o conhecimento.

Magno

girlaynne danusia disse...

A Matemática fornece instrumentos eficazes para compreender e atuar no mundo que nos cerca.
A Matemática é uma ferramenta essencial na solução de problemas do mundo em que vivemos. Nela são desenvolvidas estruturas abstratas baseadas em modelos concretos e raciocínios puramente formais, que permitem concluir sobre a possibilidade, ou não, da existência de certos padrões e suas propriedades no modelo original.
Além de método, a Matemática é um meio de comunicação – uma linguagem formal – e como tal requer uma prática constante, um exercício de sua “gramática”. Por ser uma linguagem precisa, a Matemática permite a argumentação de forma clara, concisa, rigorosa e universal.Em suma,o ser humano utiliza a matemática em todos os momentos da sua vida,do seu dia-a-dia.Muito bom a contextualização deste texto e o que ele quer transmitir.

Raul Fellipe disse...

É interessante notar que o professor,
está sempre buscando novos meios de interagir com os alunos.
Fazendo com que a matemática esteja sempre presente onde quer que estejamos..

até mais.. ^^

nielly disse...

todas as disciplinas interagem com a matemática ,a participaçao dela nas outra disciplinas abrage o conhecimento em várias dimensões,tendo um aprendizado com muito mais qualidade.O comentário esta pertinente,e significante aos leitores,parabens.

Carolinny Fernanda Torres disse...

Construir o conhecimento de forma interdisciplinar é inquestionavelmente uma prática mais edificante e cidadã, como expõe Luis Carlos de Menezes. É uma pena que a educação ainda não trabalhe este aspecto o suficiente para que os alunos vejam o mundo de maneira mais "palpável" no que se refere à prática do conhecimento através da percepção do todo, todo esse presente nas ações mais triviais da nossa vida. Certamente, se trabalhássemos a Matemática e as demais áreas, de modo a se analisar a presença de uma na outra, teríamos uma visão de mundo muito mais ampla.

Hugo disse...

Seria impossível imaginar as pesquisas de grande importância sem um embasamento matematico que faz-se necessário para a exatidão da informação.Tal conhecimento deve ser minunciosamente lapidado nas diversas disciplinas, confirmando o que diz o artigo, que por sinal foi muito bem elaborado.

Monique França Farias disse...

uma prova de que a interdisciplinaridade influência diretamentena a vida acadêmica dos alunos é o enem que é um misto de todas as disciplinas trabalhando sempre em conjunto com temas da atualidade também...
mas muito adiante observamos isso no dia-a-dia.

Danuzza disse...

Esse artigo é muito importante pois ele trata da interdisciplinaridade das disciplinas o que ajuda muito os alunos nos seus estudos,pois uma matéria vem a complementar a outra.

katia disse...

muito importante o artigo.ele mostra a interação da matematica com as outras disciplinas.

sthênio disse...

A junção das disciplinas, é muito importante para o melhor aproveitamento das demais.
achei muito bom o texto!

sthênio disse...

A junção das disciplinas, é muito importante para o melhor aproveitamento das demais.
achei muito bom o texto!

sthênio disse...

A junção das disciplinas, é muito importante para o melhor aproveitamento das demais.
achei muito bom o texto!

Gabriela disse...

A interação da matemática em todas as disciplinas só nos mostra o quanto devemos dar mais valor a matemática já que seria quase impossível realizar diversas ações sem ela..

^^

Gildelânea disse...

Muito interessante...mostra q matematica nao está só relacionada a apenas uma materia com mjuitos pensam, e sim em tudo q estudamos a um pouco de matematica...ñ é atoa q eu adoro matematica...O artigo ficou nota 100!!!

Rafael disse...

o artigo é excelente, a matematica sem duvidas faz parte de todas as outras ciencias. e que nos praticamos as vezes ate sem querer.

Unknown disse...

Concordo com a idéia de que a matemática interage com diversas áreas do conhecimento...e isso só facilita no aprendizado,esse misto de informações torna o estudo completo

millafernandes disse...

Matemática esta presente em TUDO.
E com as disciplinas não seria diferente.
POrque por onde andamos, o que fazemos a matemática esta ali, paticipativa.
Texto bem interessante..
mostrando a interatividade entre a Matematica e disciplinas variadas.

Flavianny Renata disse...

Muito bom, pois a matemática é fundamental em nossa vida, seja no trabalho ou em casa. E as outras disciplinas sempre andam junto com os números.

Priscila disse...

Uma disciplina liga a outra, na qual fazem uma interferência de imfornações....tornando mais dinâmica à nossa relação com a aprendizagem em todos os níveis do conhecimento, pois o mercado hoje exige respostas mais rápidas para as questões do mundo moderno.

ainoan lima disse...

achei super interssante esse texto, onde mostra as interação das disciplinas, tomando como base o estudo da matematica onde ela nao esta presente apenas nas materias exatas,mas sim com seu estudo e de base maior para todas as outras.

FERNANDA SILVA disse...

este artigo reforça a importancioa da matematica em toda parte da vida, não sendo necessariamente uma ciencia que vemos na sala de aula e esteja restrita aos vestibulares ou a contas de uma empresa, para se ter noção das coisas que acontecem em nossa volta é necessario termos o minimo de noção de matematica...