segunda-feira, 27 de outubro de 2008

Funções

A importância do estudo de função não é restrita apenas aos interesses da matemática, mas colocado em prática outras ciências, como a física e a química.
Na matemática, o estudo de função é dividido basicamente em:
►Características, tipos e elementos de uma função.
►Função do primeiro grau.
►Função do segundo grau.
Nem sempre percebemos, mas estamos em contato com as funções no nosso dia-a-dia, por exemplo: Quando assistimos ou lemos um jornal, muitas vezes nos deparamos com um gráfico, que nada mais é que uma relação, comparação de duas grandezas ou até mesmo uma função, mas representada graficamente. Para que esse gráfico tome forma é necessário que essa relação, comparação seja representada em uma função na forma algébrica.
Para dar início ao estudo de função é necessário que tenha o conhecimento de equações, pois todo o desenvolvimento algébrico de uma função é resolvido através de equações.

Disponível no site: http://www.brasilescola.com/matematica/funcoes.htm acessado em 27/10/2208

25 comentários:

Rennata Oliveira disse...

Concordo plenamente com o texto acima, pois vemos função em coisas que simples como exemplo a contagem de nosso batimento cardiaco, quando vamos ao medico, ou a alta ou a queda da bolsa de valores, entre tantas outras coisas.

micheline mendonça disse...

O texto reforça a idéia de que a matemática,nesse caso mais especificamente funções e gráficos,fazem parte do nosso cotidiano e nem nos damos conta.É comum analisarmos a variação de preços, ou de aceitação política de um candidato a partir de um gráfico. E o "pior" é que nesses casos entendemos.Já na prova....!

girlaynne danusia disse...

Concordo fielmente com o texto,assim como integramos a matemática em nosso dia-a dia,vemos presente um de seus subsídios,a função,mesmo sem perceber ,a função está constatemente presente no nosso dia-a dia ,tendo por exemplo,os gráficos da últimas eleições,os gráficos da queda do dólar,e etc,muito bom esse texto,porque ele mostra com clareza o quanto assuntos matemáticos nos cercam.

Andréa Ramos disse...

Nao tem como nao concordar, pois diariamente estamos em contato com informações representadas em forma de grafico e é notável a dificuldae das pessoas para que possam entender, logo iniciativas como esta é sem sombra de duvidas uma forma de informar e transformar a realidade das pessoas.

Magno Pato disse...

As funçoes estao presentes em nosso cotidiano e nem sempre as percebemos,
em epoca de politica sempre vemos os indices na tv e nem nos damos conta. a queda da BOVESPA é um exemplo dos graficos das funçoes, se pararmos para analizar podemos perceber muito bem isso!


Magno

Mayara Pires disse...

Concordo com o texto, a função nos acompanha por toda a vida. Gosto muito de função, até porque nós estudamos ela praticamente durante toda a vida escolar, se algo se perde é pouco, pois o principal já foi assimilado..

nielly disse...

o comentário acima,refere-se a funçoes,de modo que nos faz perceber a importância da utilizaçao desta em nossas vidas.certamente os calculos nos permite avaliar e descobrir informaçoes magníficas,assim estamos em contato com ela,e as vezes nem percebemos,em síntese funçoes tem inumeras finalidades,e o objetivo geral é obter um bom desenvolvimento sempre que necessário,seja tecnológico,pessoal ou em outras situaçoes.

Raul Lima disse...

Se torna muito interessante quando para mos pra analisar i quanto as funções participam do nosso dia-a-dia durante toda a vida.

muito bem observados esses exemplos..

gostei .. =D

Carolinny Fernanda Torres disse...

É de suma importância que passemos a ver a matemática à luz da perspectiva abordada neste texto, pois é muito mais construtivo quando trabalhamos o conhecimento na percepção dos elementos do cotidiano. O nosso dia-a-dia é uma "constante e verdadeira função", pois estamos sempre lidando com dados, informações, altas e baixas do mercado,pesquisas de opinião, por exemplo, enfim, deparamo-nos constantemente com o mundo das funções.

Daniel Lima disse...

Esta matéria nos eleva a reflexão da importância da função em nossas vidas, haja vista que, vivemos em função de alguma coisa; esta consciência e a da sua necessidade em nossas vidas, provavelmente nos darão um novo sentido à compreensão existencial de tudo que nos cerca.

Rafael disse...

sem duvidas nos deparamos com muitas ciencias no nosso cotidiano e uma delas é a matematica. E o texto enfatiza muito bem quando diz que a função nos acompanha no dia-dia.

Monique França Farias disse...

o texto é categórico,nele é evidente o quanto é necessário observar o dia-a-dia e perceber que estamos cercados por funções...
quer o assunto seja política ou diversão...

Danuzza disse...

Concordo fielmente com o texto acima,pois funções é algo que vemos constantemente no nosso dia a dia,por exemplo assitindo um jornal quando passa gráficos e várias outras formas.E quando já se tem o conhecimento de algo fica muito mais fácil de compreende-lo.

cecilia disse...

o texto é muito interessante, ja que nos utilizamos de graficos no dia-a dia, no nosso cotidiano e para fazer analise de graficos é necessario o entendimento de funçoes, elasestao presentes no cotidiano das pessoas e estas nao se dao conta.

cecilia

Hugo disse...

Percebe-se que todos os artigos vem abrir nossos olhos para a interdisciplinaridade, neste não poderia ser diferente.As funções além de nos ajudar na compreensão dos acontecimentos diários, também nos auxilia na interpretação de gráficos.

katia disse...

o texto vem nos mostrar como a founção está a todo momento no nosso cotidiano e não paramos pra observar isso.como mensiona o mesmo quando assistimos um telejornal e observamos a bolsa de valor por exemplo ela nos mostra uma forma de grafico.

Davi disse...

É verdade que compreender função matemática é muito importante para o dia-a-dia de nós, que somos quase administradores

Gabriela disse...

As funções podem até paracer simples.. já que podemos analisá-las nas mais diversas atividades.. com todos seus números e gráficos,

eu adorooo função.
^^

Gildelânea disse...

Aprender funçoes é sim importante, principalmente p/ aqueles q nao sabe muito bem lhe dar com graficos... to fazendo o possivel para compreender e aprender. Sei q no futuro vou precisar ainda mais do q ja preciso na facul, quando tiver q usar na minha empresa kkkkkkkkkk...

Unknown disse...

Concordo com a idéia do texto, acredito q tomando como exemplo o que vivenciamos diariamente é uma ótima forma de aprender funções... quem não assistiu ao jornal e acompanhou os gráficos de aceitação política dos cadidatos das últimas eleições ? e tenho certaza que todos conseguiram analizar, isso pq
dessa forma conseguimos vê significado no aprendizado.

millafernandes disse...

o texto quiz mostrar como as funções estão integradas ao nosso dia-a-dia,
e as vezes elas são tão usadas no nosso cotidiano que as vezes nem percebemos que elas estão ali presentes.

O texto deixa isso bem claro.

ainoan lima disse...

o texto ajudou muito.
os graficos as as funções fazem parte do nosso cotidiano e as vezes nem percebemos o quanto é comum....como os graficos, a queda do dolar, os preço, enfim...

Priscila disse...

As funçoes estao presentes em nosso dia-a-dia e quase sempre não as percebemos. Um exemplo real é
a queda da bolsa de valores, a alta do dólar.

Jaqueline Barbosa disse...

as funçoes do primeiro e do segundo grau contribui para mostrar que na matematica tambem existe a fisica e a quimica por isso é muito importante estudar funçoes.Ainda mais porque está no nosso dia a dia

FERNANDA SILVA disse...

é uma questão basica mas requer um pouco de atenção, pois isso pode variar de pontos de vista dependendo de como uma situação é colocada, na função não temos apenas que fazer contas mas tambem entender o que o enuciado pede e entender como as informações estão colocadas...