segunda-feira, 27 de outubro de 2008

Conjuntos Numéricos

Letícia Paviani e Taís Cristina de Souza
Universidade de Caxias do Sul (Licenciatura Plena em Matemática)

Resumo: Este artigo aborda as diferentes aplicações dos Conjuntos Numéricos em algumas áreas profissionais, dando enfoque para algumas áreas que , para muitos, não tem nada a ver com Matemática. Também aproveitamos para pesquisar a origem de alguns conjuntos numéricos.
Palavras - chaves: conjuntos numéricos, aplicações.

Introdução:
"O que são e quais são os conjuntos numéricos?" Com certeza esta pergunta não traria nenhum problema em sua resposta, que seria imediata. Mas, se mudássemos para: "Quais as aplicações dos conjuntos numéricos no dia - a - dia?" Agora nossa pergunta não seria respondida de uma forma tão direta, pois infelizmente quando aprendemos e até quando ensinamos conjuntos numéricos, dificilmente vemos a sua aplicação, a sua utilização, tornando muitos conteúdos extremamente artificiais. Como professores de Matemática, nossa maior preocupação é mostrar que Matemática não é só cálculo, mas também o desenvolvimento do raciocínio através de situações cotidianas.

Apresentação das visitas do projeto:
Iniciamos esta pesquisa em torno de Engenharia e Eletrônica, mas podemos constatar que não é apenas nestas áreas que ela é utilizada diariamente, e por isso resolvemos expandir o nosso trabalho para outras áreas, como Moda e Estilo, Astronomia, Arquitetura e a própria Licenciatura de Matemática.
Para obter informações sobre a questão que levantamos, visitamos alguns locais que descreveremos abaixo:

Primeiro local visitado: Metagraf - Indústria gráfica
Fomos recepcionadas por José Carlos Luís de Souza, Engenheiro Mecânico responsável pela construção e projeto das máquinas da gráfica, que nos cedeu uma pequena entrevista e nos levou para conhecer a indústria, onde podemos constatar a importância dos conjuntos numéricos na indústria gráfica.

Segundo local visitado: Ateliê Lopes
No Ateliê Lopes, fomos atendidas pelo proprietário Jonas Lopes, formado em Moda e Estilo pela Universidade de Caxias do Sul, responsável pelo designer de algumas grifes caxienses, como Cigana e Boot e por todo funcionamento do ateliê. Lopes nos mostrou o seu trabalho e nos deu a sua concepção matemática sobre conjuntos numéricos no seu cotidiano.

Terceiro local visitado: Museu de Ciências e Tecnologia da PUCRS
Fomos recebidas no Museu por alguns estudantes da PUC e UFRGS, que participam do projeto "Futuro Cientista", que tem como objetivo incentivar a pesquisa científica no Rio Grande do Sul. Aproveitamos para conhecer o Museu e colher dados para a nossa pesquisa.

Quarto local visitado: Escola Estadual de 1º e 2º Apolinário
Na escola, fomos atendidas pelo Professor de Matemática Jairo da Rosa, formado em Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade de Caxias do Sul. Com ele vimos diretamente as aplicações da Matemática em sala de aula de uma forma concreta.

Quinto local visitado: Farmácia Pio X
Fomos recebidas pelo farmacêutico Juarez Fernandez, formado em Farmácia pela Universidade Luterana do Brasil (ULBRA), que nos cedeu uma entrevista onde esclareceu o uso da Matemática no seu setor.

Abaixo sintetiza as aplicações dos conjuntos numéricos, tendo como base as visitações citadas anteriormente:

Áreas Profissionais: Aplicações

Engenharia: projeto e construção de máquinas
Moda e Estilo: medidas e confecção de roupas
Cientistas: projetos, medição
Professores de Matemática: mercados, dia- a- dia, projetos, estruturas, ...
Farmácia: manipulação de remédios

Os profissionais de cada área citaram os Conjuntos Numéricos que eles utilizam com mais freqüência no seu cotidiano. Podemos observar abaixo :

Áreas Profissionais: Conjunto Numérico Usado

Engenharia: Todos os Conjuntos Numéricos
Moda e Estilo: Conjunto dos Números Naturais e Racionais
Cientistas: Todos os Conjuntos Numéricos
Professores de Matemática: Todos os Conjuntos Numéricos
Farmácia : Conjunto dos Números Naturais e Racionais

Disponível no site: http://www.ucs.br/ccet/deme/emsoares/inipes/conjun.html acessado em 27/10/2008

23 comentários:

Rennata Oliveira disse...

Vemos neste texto,a importancia,os beneficios e agilidades que a matematica, mais evidente em conjunto numericos, podem nos proporcionar, não só a nos futuros administradores, como a outras profissões que nos cerca. Achei muito interessante, pois faz com que nos entusiasme mais, e até mesmo podemos dar mais valor, ao que estudamos em sala de aula.

micheline mendonça disse...

Quantas e quantas vezes nos questionamos sobre quando e como vamos utilizar os cálculos complicados,e muitas vezes aos nossos olhos sem lógica,da matemática?O problema é que ela nos deveria ter sido apresentada como uma das matérias que nos dariam base diante dos nossos projetos, questionamentos ou profissões.Bom, já que não aconteceu quando deveria,,,antes tarde do que nunca!

Daniel Lima disse...

Compreendo que formatação de um novo paradigma da relação entre a matemática e outras áreas do conhecimento humano e sua aplicabilidade na solução dos nossos problemas, é o caminho da excelência na formatação de outro perfil de cidadão, cidadão capaz de responder mais prontamente às questões profissionais com menor custo social.
Rever nossos paradigmas a este respeito no sentido de aplicá-los na base de nossa formação, certamente reduzirá o tempo de transposição da condição de meros consumidores para o de produtores de conhecimento.
Daniel Lima

girlaynne danusia disse...

Este texto mostra que não está paenas presente nas profissões de exatas ,a introdução e uso da matemática,ele serve como elo de integração de vários outros setores de profissões,a matemática serve de base para a elaboração de projetos,administração de comércio e etc.Muito bom esse texto,a sua perspectiva mostra que a matemática abre caminhos para outras áreas de conhecimentos dentro da profissão exercida ou a se exercer.

Andréa Ramos disse...

Interessantissimoooooo....
em especial para mim que odeio estudo de conjuntos...
entao, perceber a sua utilidade no dia-a-dia torna-se algo estimulante, incodicional...

Magno Pato disse...

Quando estudamos a matematica, ficamos imaginando oq isso ira interessar no futuro, mas neste artigo mostra com clareza que a matematica pode sim ser aplicada em nossa area ( a administração), com isso podemos observar a importancia da matematica em nossas vidas, em relação aos conjuntos podem sim se adequar em qualquer area, pois ele sea muito utilizado!


Magno

Carolinny Fernanda Torres disse...

Letícia Paviani e Taís Cristina de Souza desenvolveram um trabalho de muita relevância com esta pesquisa, pois foi um tipo de comprovação de que os conjuntos númericos, algo que é trabalhado de forma extremamente teórica e , por isso, vazia, estão fortemente presentes nas atividades mais triviais da nossa vida. E é interessante notar que, com muita propriedade, tomaram por base a realidade de diversos cenários da realidade mercadológica.

Monique França Farias disse...

eu nunca havia pensado em conjuntos numéricos aplicados assim tão diretamente nas profissões citadas no texto...
é muito interessante observar que a matemática é muito mais que apenas cálculos.

cecilia disse...

o texto mostra que conjuntos, como outros assuntos de matematica sao aplicados no dia-a-dia e utilizados frequentemente por diversas pessoas, e em diferentes tipos de profissoes; mostra que a matematica nao é baseada apenas em calculos, mas sim, aplicada no cotidiano das pessoas, mesmo que estas nao se dêem conta.

cecilia
:D

Danuzza disse...

A matemática não se aplica apenas em sala de aula e sim no nosso cotidiano,á lógica e praticabilidade que exige a matemática é de suma importância para nossas práticas cotidianas, principalmente na nossa vida profissional.

Hugo disse...

Este artigo veio para nos mostrar que a matemática está sendo utilizada ativamente em nosso dia-a-dia, e também reforça a importância de estudá-la, de tal tal maneira que nos proporcione conhecimento o suficiente para competir no mercado de trabalho.

katia disse...

o texto vem nos mostrar que a matematica não é so utilizada apenas na sala de aula,ela é de suma importancia no nosso cotidiano e na nossa carreira profissional.

Davi disse...

A aplicação dos Conjuntos numéricos é bastante ampla, até porque usamos números em praticamente tudo. Não seria diferente nestas áreas tão diferentes.

Gabriela disse...

Este texto mostra o quanto utilizamos os conjuntos em tudo..

até nas nossas coleções..
e estudar função só amplia nosso conhecimento..
muito interessante o texto.

Gildelânea disse...

Os conjuntos numericos é menos complicado do q alguns assuntos... E achei interessante aprender mais sobre eles pq assim ficarei mais preparada p/ administrar e interagir dentro de uma empresa a qual possa trabalhar ou mesmo construir!!!

Rafael disse...

sem duvidas usamos o conceito de conjuntos numericos no nosso dia-dia e ate sem percebermos.como o exemplo citado no texto. quando explica as areas que se aplicam os conjuntos numericos.

Unknown disse...

matemático Kronecker
disse: “Deus criou os números naturais, todo o resto é obra do homem.”

Unknown disse...

O texto deixa claro a necessidade de termos base de formação... muitas vezes não vemos aplicabilidades futura para certos assuntos que estudamos, conjuntos numéricos para mim era um exemplo... Agora vemos a importância de aprendê-los, pois são fundamentais não só para nossa carreira profissional + como conhecimento para a vida...

millafernandes disse...

As vezes peruntamos à nós mesmos o por quê de tano cálculo complicado e ainda questionamos o por quê disso.. se esses calculos serão úteis paa nós num futuro próximo.
A questão é que tudo isso se torna uma base para um conhecimento matemático indipensável para uma careira de sucesso..
Principalmente à nos futuros Administadores empreendedores.

Flavianny Renata disse...

Gostei do artigo.
E é bom para os alunos de Adm, porque se encaixa com o curso.
E eu particulamente adoro conjuntos numéricos.

jaqueline barbosa disse...

é importante entender que conjuntos numericos tambem visa o cotidiano e que muita coisa na matematica é do dia mesmo

FERNANDA SILVA disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
FERNANDA SILVA disse...

muito bom esse texto! é interessante ver como o que vemos em sala de aula se aplica em varios setores da economia e tb da cultura. com isso temos uma visão mais ampla do que vemos em sala de aula e fica mais fácil compreender as noções de conjuntos podendo relaciona-las em diversos campos,.