quinta-feira, 4 de dezembro de 2008

Sistemas Lineares e Determinantes

Origem dos Sistemas Lineares e Determinantes

Na matemática ocidental antiga são poucas as aparições de sistemas de equações lineares. No Oriente, contudo, o assunto mereceu atenção bem maior. Com seu gosto especial por diagramas, os chineses representavam os sistemas lineares por meio de seus coeficientes escritos com barras de bambu sobre os quadrados de um tabuleiro. Assim acabaram descobrindo o método de resolução por eliminação — que consiste em anular coeficientes por meio de operações elementares. Exemplos desse procedimento encontram-se nos Nove capítulos sobre a arte da matemática, um texto que data provavelmente do século 111 a.C.
Mas foi só em 1683, num trabalho do japonês Seki Kowa, que a idéia de determinante (como polinômio que se associa a um quadrado de números) veio à luz. Kowa, considerado o maior matemático japonês do século XVII, chegou a essa noção através do estudo de sistemas lineares, sistematizando o velho procedimento chinês (para o caso de duas equações apenas).
O uso de determinantes no Ocidente começou dez anos depois num trabalho de Leibniz, ligado também a sistemas lineares. Em resumo, Leibniz estabeleceu a condição de compatibilidade de um sistema de três equações a duas incógnitas em termos do determinante de ordem 3 formado pelos coeficientes e pelos termos independentes (este determinante deve ser nulo). Para tanto criou até uma notação com índices para os coeficientes: o que hoje, por exemplo, escreveríamos como a12, Leibniz indicava por 12.
A conhecida regra de Cramer para resolver sistemas de n equações a n incógnitas, por meio de determinantes, é na verdade uma descoberta do escocês Colin Maclaurin (1698-1746), datando provavelmente de 1729, embora só publicada postumamente em 1748 no seu Treatise of algebra. Mas o nome do suíço Gabriel Cramer (1704-1752) não aparece nesse episódio de maneira totalmente gratuita. Cramer também chegou à regra (independentemente), mas depois, na sua Introdução à análise das curvas planas (1750), em conexão com o problema de determinar os coeficientes da cônica geral A + By + Cx + Dy2 + Exy + x2 = 0.
O francês Étienne Bézout (1730-1783), autor de textos matemáticos de sucesso em seu tempo, sistematizou em 1764 o processo de estabelecimento dos sinais dos termos de um determinante. E coube a outro francês, Alexandre Vandermonde (1735-1796), em 1771, empreender a primeira abordagem da teoria dos determinantes independente do estudo dos sistemas lineares — embora também os usasse na resolução destes sistemas. O importante teorema de Laplace, que permite a expansão de um determinante através dos menores de r filas escolhidas e seus respectivos complementos algébricos, foi demonstrado no ano seguinte pelo próprio Laplace num artigo que, a julgar pelo título, nada tinha a ver com o assunto: "Pesquisas sobre o cálculo integral e o sistema do mundo".
O termo determinante, com o sentido atual, surgiu em 1812 num trabalho de Cauchy sobre o assunto. Neste artigo, apresentado à Academia de Ciências, Cauchy sumariou e simplificou o que era conhecido até então sobre determinantes, melhorou a notação (mas a atual com duas barras verticais ladeando o quadrado de números só surgiria em 1841 com Arthur Cayley) e deu uma demonstração do teorema da multiplicação de determinantes — meses antes J. F. M. Binet (1786-1856) dera a primeira demonstração deste teorema, mas a de Cauchy era superior.
Além de Cauehy, quem mais contribuiu para consolidar a teoria dos determinantes foi o alemão Carl G. J. Jacobi (1804-1851), cognominado às vezes "o grande algorista". Deve-se a ele a forma simples como essa teoria se apresenta hoje elementarmente. Como algorista, Jacobi era um entusiasta da notação de determinante, com suas potencialidades. Assim, o importante conceito de jacobiano de uma função, salientando um dos pontos mais característicos de sua obra, é uma homenagem das mais justas.
HYGINO H. DOMINGUES* Enviado pelo usuário Jaime Batista

Disponível no site: http://www.somatematica.com.br/historia/sistemas.php acessado em 04/12/2008

29 comentários:

nielly disse...

o comentario ao lado, refere-se a sistemas lineares e determinantes desde sua historia inicial, partindo do oriente pelos os chineses,anos mais tarde,forte participaçao do japonês seki kowa considerado o maior matematico do seculo xvii, continuando com Leibniz,cramer...e jacobiano.esses foram os introdutores e maiores participantes da consecusao de sistemas lineares e determinantes.Esses abrangem todo um sistema parcial para alcaçar essa grande contribuiçao à matematica antiga e principalmente a matematica moderna.

nielly disse...

o texto deixou explicitamente claro,a introduçao sobre sistemas lineares e determinantes.A estrutura foi organizada e parcialmente objetiva sobre os autores primordiais.

Daniel Lima disse...

Tudo tem seu tempo e sua história. Na evolução temporal exposta pelo autor, revela o idealismo de visionários em dar alma às suas idéias. Os dados tratados materializam-se em valiosas informações concretas, das quais possamos nos beneficiar. Sistemas lineares e determinantes são geradores de informações imprescindíveis, que bem aplicados, nos facilitarão nas freqüentes tomadas de decisões, inerentes a função de administrador.

micheline mendonça disse...

Todos sabemos que a matemática é uma ciência exata, porém,acho que poucos percebem,que apesar de milenar, é uma ciência em consatante desenvolvimento, pra nossa sorte.Descobertas foram feitas há séculos, e desde então estudiosos da área vêm aprefeiçoando e ampliando conhecimentos.UM exemplo,é o que aconteceu com o assunto DETERMINANTES. Elas, as determinantes,"passaram" de forma mais complexa por chineses, japoneses e alemães, até que chegassem a ser mais facilmente assimiladas e utilizadas por todos que delas dependam para algum fim.

Gildelânea disse...

Determinante é uma matriz quadrada representada de uma forma diferente, pois calculamos o seu valor numérico.
Ja em relação a sistema linear podemos entender que é formado por duas ou mais equações e as equações são formadas por incógnitas e uma igualdade. O valor numérico que cada incógnita assumir será a solução do sistema linear.
Eu adorei esse assunto, ñ por saber muito sobre ele mais sim por aprender mais sobre ele!!!

nando lira disse...

nesse texto vimos q o conhecimento da matematica e adiquirido aos poucos e com o passar do tempo. E que ao longo dos anos com as ideias dos pensadores a base4 matemática vai se consolidando cada vez e que assuntos dosmais simples precisam de tempo paa serem composto por completo
Os sistemas lineares e determinantes são usados muito para processo de escoha simples
e mesmo ñ percebendo esta no nosso cotidiano

cecilia disse...

esse texto se refere a determinantes e sistemas lineares, como eles surgiram e quem foram os principais matematicos pela descoberta e desenvolvimento do assunto; fala tambem que sistemas e determinantes apareceram bem no oriente e que no Japão o maior matematico na epoca do surgimento do tema foi Seki Kova e depois muitos outros deram continuidade ,como cramer que ate hoje a regra tem esse nome.

cecilia
:)

Flavianny Renata disse...

Esse texto fala sobre Sistemas Lineares e Determinantes, contando sua história e uso tanto no Oriente, quanto no Ocidente, explicando regras e métodos com embasamentos históricos.

Rafael disse...

esse text mostra que des dos primordios já se ultilizava os sistemas lineares eos determminantes no dia-dia como os chineses que representavam os sistemas lineares por meio de seus coeficientes escritos com barras de bambu sobre os quadrados de um tabuleiro.

Danuzza disse...

Como podemos ver no texto a matemática é uma ciência que perpassa tempos e é sempre atual,e muito necessária a nós,sempre se aplicando ao dia a dia de quem necessita dela.O assunto citado nesse texto é DETERMINANTES que foi utilizada por chineses,japoneses e alemães,mesmo que de forma mais complexa,até chegar nos dias atuai de uma forma mais fácil para nossa compreenção.

Monique França Farias disse...

a matemática é uma ciência extremamente interessante, afinal apesar de milinar ela vem ao longo dos anos se aprimorando e tornando assuntos como determinantes, que na escencia era muito complicado por ser uma "arte" milenar utilizada em civilizações como china e etc... em um assunto mais fácil de ser assimilado e entendido.

Hugo disse...

interessantissima esta ideia de mostra a maneira como sistemas e determinantes surgiram atravez dos chineses e evoluiram constantemente com o avanço dos estudos e sua propagação pelos demais continentes.

andresa.fernanda disse...

Gostei de saber como os derteminantes e o sistema linear surgiram. É incrivel como sempre sao eles que "descobrem" as coisas mais incriveis desse mundo. Os chineses sempre tao com tudo. A capacidade deles revem conceitos que sao usados ate hj é de honrar qualquer país. E isso nao é de "ontem pra hoje"... é de milenios atrás. SencionaL.

Mto boa a reportagem!

;*

andrea ramos disse...

o texto vem nos apesentar a importancia dos estudos de matrizes, sitemas e determinandes, frizando que sua descoberta foi milenar, e seus metodos de utilizaçao essenciais nos mais variados setores. E graças a evolução do conhecimento humano, hoje sabemos em exato a importacia e funcionalidade desses caculos matematicos que por vezes nos parece insignificante.

Magno Pato disse...

Com a evolução dos tempos tudo muda, onde ate mesmo a matematica pode se desenvolver atraves dele. o artico descerve o inicio da historia do sistema linear que se deu inicio com os chineses e tento uma "aprimoração" pelos japoneses, onde os sistemas lineares sao de uma extrama importancia na tomada de decisoes se de maneira correta forem aplicados!! assim a matematica se renova atraves dos anos!

Flávia Emanuelly disse...

o texto mostra a evolução dos sistemas lineares e determinantes desde o oriente com os chineses até jacobiano e o maior matematico na epoca do surgimento do tema foi Seki Kova e explica regras e métodos com embasamentos históricos.

Raul Lima disse...

Os Orientais, nos deixaram de herança todos esses conhecimentos abordados por diagramas e sistemas matemáticos, fascinante conhecer toda essa história da criação dos sistemas.

Gabriela disse...

O texto mostra a evolução dos sistemas lineares e determinantes durante tantos anos, e todas as teorias aplicadas por todos os povos para a construção desse conhecimento

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

O texto nos relata a evolução de forma gradual dos conhecimentos matemáticos(determinantes e sistemas lineares),uma ciência milenar que vem se aprimorando desde os chineses no oriente até jacob, de forma a simplificar e facilitar sua compreenção e a sua utilização nas resolução de problemas do nosso cotidiano...

gama_gama@yahoo.com.br disse...

Como sabemos a matematica é de grande utilidade pra ela vem desde a era milenar,é uma ciencia em constante desenvolvimento.as descortas começaram a sélos desde então ela ta a todo momento sendo aperfeiçoada.um exemplo como o texto nos mostra são os determinantes,que passaram de forma mais complexas pelos chineses,alemãos e japoneses,até que ficasse de forma mais facíl de entender e assimilar,pra todos aqueles que de alguma forma precisa de sua utilização.

gama_gama@yahoo.com.br disse...

Como sabemos a matemática é de suma importância no nosso cotidiano ela vem desde a era milenar,é uma ciência em constante desenvolvimento,as descobertas começaram a séculos desde então ela esta a todo momento sendo aperfeiçoada.um exemplo como o texto nos mostra são os determinantes,que passaram de forma mais complexas pelos chineses,alemãos e japoneses,até que ficasse de forma mais facíl de entender e assimilar,pra todos aqueles que de alguma forma precisa de sua utilização.

Rennata Oliveira disse...

o texto fala claramente,sobre as pessoas que de forma ocasional e ate mesmo intencional, contribuiram para a evoluçao do sistema linear e determinantes. Achei bem interessante a introdução desses caras no assunto!

girlaynne danusia disse...

o texto aborda umm tema da matemática que nos é de suma importância,o sistema linear eternizou-se na matmática,os chineses deixaram uma grande contribuição com o estudo desse sistema,ele abrange vários aspectos contidianos da vida do homem,através desse tio de sistema,podemos obter informações que nos encalçaraõ de melhores

girlaynne danusia disse...

queria por como sugestão para o blog uma reformulação periódica de temas e assuntos relacionados a estes temas propostos de sistemas lineares,que gera muitas indagações em alguns alunos e do ´próprio blog para maior interação e vídeos tbm.

Davi disse...

Os sistemas lineares e determinantes hoje é de grande importância para o desenvolvimento tecnológico. Este texto vem mostrar o quanto evoluiu o conhecimento.

Priscila disse...

Sistemas lineares e determinantes são fontes muito importantes, que bem aplicados, nos facilitarão nas freqüentes tomadas de decisões, na atuação como futuros administradores.
O texto nos apesenta a importancia dos estudos de matrizes, sitemas e determinandes, e seus metodos de utilizaçao essenciais nos mais variados setores.

ainoan lima disse...

foi de suma importancia estudar o assunto de sistemas lineares, onde descobrimos a sua historia inicial, partindo do oriente pelos os chineses,anos mais tarde,forte participaçao do japão estrutura foi organizada e parcialmente objetiva sobre os autores primordiais.
junto com a estrutura foi organizada e parcialmente objetiva sobre os autores primordiais.

Jaqueline Barbosa disse...

é muito importante para todos conhecer um poco da historia da matemática e assim entender melhor como surgiu tudo.